Para que servem as Meias de Compressão?

As meias de compressão são um produto adequado para auxiliar no tratamento de doenças venosas ou problemas de circulação sanguínea.

Atualmente, existem diferentes tipos de meias deste modelo no mercado e elas apresentam diferentes graus de compressão.

Seu uso só poderá ser feito por indicação de médico, enfermeiro ou fisioterapeuta. Com exceção das meias de suave compressão, que podem ser adquiridas sem indicação prévia.

Deseja saber mais sobre como e quando usar meias de compressão? Venha saber mais a respeito a seguir!

Como funcionam as meias de compressão

Meias de compressão, também chamadas de meias compressivas ou meias elásticas, servem para pressionar as pernas e melhorar a circulação sanguínea.

Esse processo é feito para facilitar o retorno do sangue das pernas e dos pés ao coração, já que esse fluxo é feito contrariando a lei da gravidade.

Em caso do sangue ter dificuldade em fazer esse caminho de volta, seja por uma deficiência ou obstrução das veias, todo o sistema pode ficar travado quando os músculos estão relaxados.

A compressão homogênea que as meias fazem sobre as pernas estimula o fluxo do sangue nos membros inferiores reativando o bom funcionamento do sistema.

As varizes e o inchaço dos pés no final do dia são sinais evidentes de deficiência das válvulas. Portanto, melhorando o desempenho delas, as meias trarão alívio desses sintomas, além de prevenir o aparecimento de varizes.

 Seu uso é indicado para os seguintes casos:

  • Quem possui histórico de varizes;
  • Insuficiência venosa;
  • Histórico de trombose;
  • Síndrome pós-trombótica;
  • No período gestacional;
  • Após cirurgia, quando pessoa necessita de repouso sentado ou deitado;
  • Pessoas idosas;
  • E para sanar a sensação de pernas pesadas, doloridas e inchadas.

Quais são os benefícios das meias de compressão?

A falta de exercício físico, ficar em pé ou sentado por muito tempo pode causar alguns problemas de circulação nos membros inferiores.

Sem a ajuda dos músculos das pernas, é difícil para o sangue retornar ao coração, tornando o processo lento e custoso no interior dos vasos.

Os sintomas iniciais neste caso são pernas pesadas, inchaço e veias varicosas e a compressão pode compensar essa situação.

Curiosamente, as meias colocam mais pressão nos tornozelos, diminuindo gradualmente nas panturrilhas e coxas. Essa pressão calculada ajuda o sangue a subir em direção ao coração.

 As meias de compressão oferecem muitos benefícios aos seus usuários, tais como:

  • Melhora da circulação do sangue;
  • Diminuição da sensação de cansaço nos membros inferiores;
  • Redução  do inchaço e das varizes das pernas;
  • Limitação  do risco de trombose nos casos de viagens longas;
  • Auxílio no bom desempenho das práticas esportivas.

Quais os modelos e linhas existentes?

Apesar de causarem o mesmo efeito, existem diferentes tipos de meias de compressão e hoje achamos os modelos: 3/4 (panturrilha), 7/8 (meia coxa) e meia-calça. As linhas se dividem em medicinal, preventiva, estética e esportiva.

As meias são identificadas por mmHg (milímetro de mercúrio), que é uma medida convencional usada para medir pressão. Ou seja, refere-se ao grau de pressão que as meias exercem sobre o tornozelo.

Essa graduação será de acordo com a necessidade de cada usuário. Por isso a necessidade  de avaliação e indicação médica.

Suave compressão 15-20mmHg

Esse é um tipo de meia que todos deveriam usar, uma vez que é indicada para quem permanece por longas horas de pé ou sentado na mesma posição.

Ela faz uma compressão leve e de caráter preventivo, sendo indicada para o seu bem-estar. É o único modelo de meia de compressão que não precisa de indicação médica para ser adquirida.

Também é ótima para prevenção de varizes durante e após a gestação. Usuárias de pílulas anticoncepcionais  ou propensas podem usá-las, inclusive em viagens longas.

Média compressão 20-30mmHg

Já este modelo é recomendado para quem sente dores nas pernas ao fim do dia ou possui um cansaço extremo, varizes e inchaço, sendo ótimas para o período pré e pós-operatório.

Esse modelo só pode ser adquirido com uma indicação médica, pois o uso irregular pode trazer prejuízos ainda maiores para o usuário.

Alta compressão 30-40mmHg

É uma possível indicação para os casos de dores, cansaço, varizes, inchaço intenso e doenças de natureza venosa graves.

Quadros varicosos intensos, edemas acentuados e prolongados, elefantíase, úlceras e dermatofibrose acentuados podem ser motivo para o seu uso.

Logo, esse modelo também só pode ser usado se for indicado por algum profissional da área médica especializada.

Quando não usar?

Apesar dos muitos benefícios, as meias de compressão só podem ser usadas após avaliação adequada e por indicação médica, como foi dito anteriormente.

Além disso, elas são contra indicadas nos seguintes casos:

  • Alergia aos materiais das meias;
  • Infecções ou feridas nas pernas;
  • Insuficiência cardíaca não controlada;
  • Isquemia.

Agora que você já sabe sobre as meias de compressão, continue acompanhando nosso blog para mais dicas de beleza e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 10 =