Estratégias para o Mobile Marketing em 2021

Estratégias para o Mobile Marketing em 2021

É um fato. Os dispositivos móveis se tornaram uma parte indispensável do universo de criação de sites. Tanto que de acordo com os últimos dados do Statista . De 2021 a 2023, esses dispositivos devem alcançar 16,8 bilhões de usuários em todo o mundo.

Passamos cerca de 4 horas por dia conectados aos nossos dispositivos móveis e grandes empresas já perceberam essa mudança de paradigma. Portanto, eles fizeram do mobile marketing uma das formas mais importantes de fazer suas marcas crescerem, serem competitivas e, acima de tudo, aumentar seus lucros.

Neste post, mostramos as estratégias fundamentais que estão marcando o Mobile Marketing hoje. E isso ensina por que estar presente em smartphones se tornou a maior oportunidade de negócios desde a invenção das páginas da web.

Mobile First Index

Você sabe o que é o Mobile-First Index? Esta é a primeira estratégia indispensável que você deve saber, pois está revolucionando as estratégias de marketing móvel em todo o mundo.

Em 2018 o Google mudou seu algoritmo de indexação de páginas da Web, percebendo a grande mudança de tendência que havia ocorrido nos usuários. O uso de telefones celulares ultrapassou em muito o uso de computadores de mesa para navegar na Internet. Uma tendência que, aliás, só aumenta mês após mês.

Por isso, o Google decidiu premiar os sites que levam em consideração a experiência do usuário móvel. E o que isso significa? Bem, ou as empresas começam a se adaptar a essa nova realidade móvel, ou vai ficar muito difícil se posicionar e ficar visível na rede.

Para isso, o Google também lançou a tecnologia progressiva, ou Progressive Web Apps , que combina o melhor dos dois mundos: aplicativos nativos e páginas da web.

Eles são projetados para substituir os sites responsivos do passado. O PWA oferece experiências de usuário rápidas, altamente otimizadas e seguras, gerando um nível de engajamento que reduz as distâncias entre sites e aplicativos nativos.

Agora, os usuários exigem rapidez e conteúdo adaptado aos seus aparelhos e navegação por smartphone. Para isso, Native Mobile Applications e Progressive Web Apps (PWA) tornaram-se a melhor tecnologia atualmente no mercado.

Aplicativos móveis para empresas

Os aplicativos se tornaram uma ferramenta indispensável para a comunicação entre marcas e clientes. Portanto, o desenvolvimento de um aplicativo mobile para uma marca – independente de seu setor ou porte – é a tendência desta nova Era Móvel.

Pense nisso. Nós os usamos para tudo: administrar finanças, comprar qualquer produto, ler notícias, praticar esportes … As possibilidades são infinitas. E o mais importante. Os usuários exigem isso.

Mas o Apps vai muito mais longe. Eles se tornaram ferramentas de marketing holístico por excelência.

Marketing Holístico

Bem, e você está se perguntando o que é marketing holístico e por que os aplicativos móveis se tornaram uma excelente ferramenta dessa estratégia?

As Apps promovem o Ciclo de Crescimento Holístico que ajuda as empresas a crescerem de forma integral em cada uma das áreas que a compõem: aquisição, experiência, aquisição, fidelização e promoção.

Desta forma, a aplicação permite a qualquer PME crescer exponencialmente graças ao facto de, com uma boa estratégia de marketing holística, a App se tornar uma ferramenta muito útil e interessante para os utilizadores, fazendo-os divulgá-la para que a sua popularidade aumente e seja utilizada por mais e mais pessoas.

Desta forma, graças a um aplicativo móvel, o negócio pode crescer exponencialmente e continuamente.

Conectividade 5G

Se a conectividade 4G trouxe inúmeras vantagens e possibilidades para as marcas nos smartphones. Como streaming de vídeo, mercados programáticos, inteligência artificial e os primeiros rascunhos de realidade aumentada e realidade virtual. A tecnologia 5G significará um avanço incalculável para o Mobile Marketing.

Este ano já vimos no mercado alguns modelos de smartphones que incorporam a tecnologia 5G. De facto, empresas como a Vodafone lançaram há poucos meses em Espanha uma rede comercial com este tipo de conectividade nas principais cidades do nosso país.

O que a tecnologia 5G permitirá? Estima-se que essa conectividade poderosa permitirá, entre outros, que os profissionais de marketing processem dados de forma tão poderosa que poderão personalizar ainda mais o conteúdo e a segmentação dos anúncios em tempo real.

Por outro lado, os usuários terão maior capacidade e velocidade de conexão, resultando em serviços mais otimizados e com valor agregado.

Quanto ao vídeo, será o rei da Internet, e estima-se que se tornará 90% de todo o tráfego 5G nos próximos 10 anos. Isso representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento de estratégias de Mobile Marketing, que podem abordar conteúdo de maior qualidade e valor para se conectar profundamente com seu público-alvo.

Vídeo: o rei do conteúdo

Sim, como apontamos anteriormente, o vídeo se tornou o protagonista indiscutível para transmitir conteúdo este ano.

De acordo com a Econsultancy, 96% dos consumidores preferem ver o conteúdo do vídeo antes de qualquer outro tipo de formato.

E com relação ao SEO, 62% do conteúdo que aparece nas primeiras posições do Google são vídeos. Sim … mais da metade!

O mais interessante é que a audiência de conteúdo de vídeo de dispositivos móveis aumentou 170% desde 2013. E esses números continuarão a aumentar nos próximos anos.

Nesse contexto, as estratégias de mobile marketing mais eficazes serão aquelas que aproveitem ao máximo essa tendência, para se conectar com seu público-alvo por meio de todos os recursos que o vídeo disponibiliza.

As plataformas mais importantes são o Facebook Watch e o IGTV Instagram.

Aplicativos de realidade aumentada

Para alguns usuários, ainda é um mistério como os aplicativos de realidade aumentada vão mudar suas vidas daqui a alguns anos.

A Realidade Aumentada é uma tecnologia poderosa que visa complementar a nossa realidade sobrepondo camadas de elementos no ambiente em que nos encontramos naquele momento, mas sem nos isolar desta realidade.

Atualmente, isso pode ser alcançado graças a elementos como óculos especializados, mas também graças a um celular ou tablet.

Tornou-se um elemento-chave tanto para anúncios móveis quanto para compras em plataformas sociais. Google, Facebook e Apple estão atualmente dominando este mercado.

Comércio Social

Como última estratégia para o Mobile Marketing em 2021, é muito importante falar sobre Social Commerce. Na verdade, será absolutamente necessário para as empresas que desejam continuar a ter sucesso nas vendas pela Internet.

Segundo o Gartner, 66% das marcas adotaram estratégias de social commerce em plataformas como Instagram, Facebook, Pinterest e Snapchat para conquistar clientes, aumentar o reconhecimento, gerar leads e acima de tudo gerar mais engajamento.

Para o desenvolvimento desta tendência, será imprescindível a utilização de novos formatos como cartões de produto, pins colecionáveis ​​ou chatbots.

Google Micromoments

Você sabe o que é micro-mente? Este termo é cunhado pelo Google. Refere-se aos momentos de necessidade que as pessoas sentem, muitas vezes do dia, de consultar o smartphone para resolver um problema.

Esses momentos duram alguns segundos, mas geram nos usuários um sentimento de necessidade muito forte. Esse novo padrão de comportamento atinge 91% das pessoas e mostra uma clara realidade. Eles estão mudando as regras do jogo tanto para consumidores quanto para marcas.

As empresas terão que se esforçar para personalizar suas ações em relação a um determinado usuário, bem como ajustá-la ao momento em que esse usuário se encontra.

Por exemplo, um usuário que está dirigindo achará melhor receber informações por meio de uma mensagem de voz. Mas quem está no meio de uma reunião achará uma mensagem de texto mais útil.

Palavras finais sobre marketing móvel:

Essas estratégias serão fundamentais no desenvolvimento de estratégias de Mobile Marketing para os próximos anos. Como vemos, grandes mudanças estão ocorrendo em pouco tempo e as empresas estão cada vez mais em jogo.

Portanto, somente marcas que sabem aproveitar as novas tendências, se adaptam a elas e as utilizam de forma eficaz. Será capaz de permanecer em um mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança.

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