Moda Online: Promovendo seu negócio por meio das redes sociais

Moda e mídia social andam de mãos dadas. A natureza visual das redes sociais e o apelo estético das roupas e acessórios combinam bem.

Muitos varejistas de moda já que trabalharam na criação de site para seu negócio on-line estão fazendo grande uso das mídias sociais para aumentar o reconhecimento e gerar tráfego no site, fechando assim aquelas vendas tão importantes.

Plataformas de mídia social, como Instagram, YouTube e Pinterest, se adaptam particularmente bem a marcas de moda devido ao alto apelo visual e um público cativo.

Neste artigo, discutimos algumas maneiras pelas quais o uso da mídia social pode ser usado para promover sua marca de moda de comércio eletrônico e construir o negócio lucrativo que você imaginou.

Influenciador digital teve uma ascensão como nunca visto antes. E agora, com a ascensão do micro influenciador, não há razão para que marcas menores de varejo de moda não possam aproveitar os benefícios também.

O que é um influenciador ou micro influenciador?

Um influenciador é uma pessoa que construiu uma grande comunidade online de fãs e seguidores engajados. Por outro lado, um micro influenciador tem um menor número de seguidores engajados; o que conta como um bom número de seguidores depende de seus objetivos.

Um pouco de história para você: O termo influenciador começou a vida na forma de endosso de celebridades, mas a mídia social é onde o termo realmente decolou.

As marcas de moda não precisam mais concentrar seus esforços nas caras taxas de celebridades, elas podem ter como alvo pessoas reais que vivem vidas reais e ainda assim obter um grande lucro.

Em um primeiro cenário, muitas marcas de varejo de moda online cometem o erro de almejar influenciadores da moda com um grande número de seguidores.

Embora este seja frequentemente o primeiro sinal de um bom influenciador, o que você realmente quer focar é o nível de engajamento que eles possuem.

É muito bom ter milhares, senão milhões de seguidores, mas essas estatísticas significam pouco se o influenciador em questão não tiver realmente muita influência sobre sua comunidade.

Em vez disso, calcule a média de curtidas, compartilhamentos e comentários de um influenciador de moda em potencial. Essas são métricas acionáveis ​​que você pode avaliar a probabilidade de sucesso se quiser se comprometer a trabalhar com um influenciador específico.

Como funciona o marketing de influenciador?

Os influenciadores funcionam porque são pessoas reais que vivem vidas reais.

Não há nada mais forte no mundo do marketing do que o boca a boca. Todos nós confiamos nas opiniões de nossos amigos e familiares, e agora isso se estende a pessoas que respeitamos e seguimos online.

Do ponto de vista do marketing, o retorno potencial do investimento do desenvolvimento de relacionamentos com esses usuários experientes de mídia social é muito atraente.

Mas uma coisa ainda melhor sobre isso é que você e seu influenciador se beneficiarão com a troca – você estenderá sua consciência e aumentará suas vendas e seu influenciador também se refletirá em sua comunidade.

Isso não quer dizer que o marketing de influenciador é gratuito.

Na verdade, é exatamente o oposto.

Pessoas com seguidores engajados geralmente sentem um certo nível de responsabilidade para com a comunidade e raramente publicam algo que vá contra suas próprias opiniões, independentemente do pagamento.

Lembre-se de que a maioria dos influenciadores estabeleceu sua comunidade por meio de muito tempo, esforço e trabalho árduo – em alguns casos, levará vários anos para criar sua comunidade online leal e engajada.

É por isso que é realmente importante entrar no marketing de influenciadores com uma estratégia planejada na sua frente. Você deseja que essa pessoa se torne um verdadeiro defensor e ajude o seu negócio a crescer. Construir um relacionamento de longo prazo é fundamental.

2. Considere suas oportunidades com o Pinterest

Como um mecanismo de busca visual, o Pinterest é centrado na fixação de visuais impressionantes em painéis virtuais e é perfeito para as marcas de moda promoverem seus produtos.

Nossa marca Joias Boz usa a plataforma social para fixar e categorizar seus painéis por tipo de produto e tendências variados.

Embora você não possa comprar produtos diretamente pelo Pinterest (a menos que venda via Etsy), você pode criar links para cada uma de suas imagens para vincular de volta a uma página de produto específico.

Pense no Pinterest como sendo bom para o reconhecimento da marca, mais do que responsável por vendas diretas e tráfego do site.

3. Use o Twitter e o Facebook para atendimento ao cliente

A mídia social pode ser uma ótima maneira de oferecer atendimento ao cliente para marcas de moda. Especificamente, estamos falando sobre Twitter e Facebook aqui.

Considere abrir uma conta separada no Twitter para que você possa lidar com as reclamações dos clientes e monitorar os comentários nas redes sociais de uma forma mais direta.

Essa também pode ser uma boa maneira de limitar as menções negativas da marca nas redes sociais na conta do Twitter da sua marca principal, o que pode impactar potencialmente a sua contagem de vendas.

Se sua marca de moda online é menos conhecida e tem um número muito menor de seguidores, considere como você pode alavancar uma plataforma como o Facebook para responder aos problemas que seus clientes.
4. Diversifique seu conteúdo com vídeo

O vídeo está em alta em todos os setores. Para marcas de varejo de moda, as oportunidades que você tem com o uso da mídia visual são enormes. Para começar, você pode usar o YouTube para promover seus produtos ou divulgar a história de sua marca.

No entanto, nem tudo precisa ser centrado no produto quando se trata de moda.

Ao alinhar seu negócio de moda online com atividades visuais alternativas (por exemplo, perfumes ou vitrines de roupas) que complementam sua marca, você deixará de ser puramente centrado no produto, o que pode ser ótimo para aumentar o envolvimento e iniciar conversas em várias plataformas de mídia social.

E não são apenas o YouTube e o Facebook que funcionam bem com conteúdo de vídeo.

Mais e mais marcas de varejo de moda estão aproveitando vídeos como Snapchat e Instagram. Costumam ser vídeos curtos que não duram mais do que alguns segundos a um minuto, mas acrescentam diversidade ao conteúdo que é lançado.

A boa notícia para as marcas de moda é que se prestam bem a vídeos e você pode replicar essa ideia facilmente para seu próprio negócio de varejo.

Socialize e ganhe vendas

Seguindo nossas dicas e melhores práticas, você pode garantir que está expandindo sua presença online e começa a maximizar o crescimento do seu negócio.

Você já experimentou e testou alguma dessas dicas de mídia social? Talvez você tenha um novo na manga? Compartilhe-os conosco nos comentários abaixo.

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