Tudo Sobre Escapulários

Os escapulários estão em alta e se tornaram jóias ainda mais interessantes nos últimos anos, você acompanhou as mudanças e evoluções dessa tendência?

Verdade seja dita, não importa qual seja sua religião, se você nasceu nos anos 80 ou no começo dos anos 90, você se lembra com clareza daquele escapulário feito com uma lã fina, marrom ou preta e imagens coloridas envoltas por um plástico transparente.

Falar em escapulário há uns 10 anos atrás era falar disso e pronto, não havia muito mais em que se pensar.

Nossa Senhora do Carmo entregando o Escapulário a São Simão
Nossa Senhora do Carmo entregando o Escapulário a São Simão

Os escapulários, naquela época, não eram chamados de jóias (claro que já havia algum modelo confeccionado em metal, prata, ouro e outros materiais, mas não era tão fácil de ver por aí) e eram usados única e exclusivamente por motivos religiosos.

Os modelos mais tradicionais de escapulários, continham uma imagem de Nossa Senhora do Carmo e uma imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Nossa Senhora do Carmo é representada oficialmente nos escapulários pois teria sido ela que teria entregue o primeiro escapulário a um homem.

Na ocasião, São Simão estava orando, pedindo proteção contra seus inimigos e pediu à Nossa Senhora do Carmo por um sinal.

Ela teria aparecido e lhe entregado um escapulário.

Junto com ele teria lhe feito uma promessa: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Esse fato teria ocorrido na Europa, por volta de 1250.

No século seguinte, a promessa teria sido confirmada ao Papa João XXII.

O Escapulário de São Simão

Na época de São Simão, o escapulário não era parecido com os escapulários de prata ou ouro que vemos nos dias de hoje.

Esses escapulários (ou modelos parecidos) eram originalmente similares a aventais, que caiam por cima dos ombros e cobriam as costas e o peito e eram usados sobre a roupa comum.

Geralmente, os escapulários (antes do século VI) eram usados por criados e funcionários de palácios e possuiam bordados que identificavam a quem serviam.

Foi após esse período que o escapulário passou a ser usado por monges e posteriormente se tornou uma parte importante de quase todos os hábitos religiosos católicos.

Mudanças dos Escapulários ao Longo do Tempo

Engana-se quem pensa que o escapulário moderno não tem a mesma validade religiosa que teria o escapulário antigo e o confunde com um simples acessório de moda (embora ele possa ser usado de acordo com a vontade de cada pessoa).

Em 1910, o Papa PIO X concedeu que o Escapulário, uma vez imposto, pudesse ser substituído por uma medalha (pingente) que tivesse de um dos lados Nossa Senhora sob qualquer invocação (Carmo, Aparecida, Dores, Conceição, Fátima, Desatadora dos Nós…) e do outro lado, o Coração de Jesus, e benzida apenas com sinal da cruz, na intenção de substituir este Escapulário.

Em 28 de Janeiro de 1964, o Papa Paulo VI concedeu ainda que todos os Sacerdotes pudessem impor o Escapulário e substitui-lo pela respectiva medalha, pois até aí era um privilégio dos Padres Carmelitas e de outros Sacerdotes que o pedissem à Santa Sé.

Dessa forma, foi se tornando cada vez mais simples que cada pessoa pudesse ter a proteção de um escapulário sem precisar vestí-lo em sua forma original.

Apesar do tempo fazer com que o escapulário se tornasse um ítem cada vez mais acessível a pessoas comuns, algumas tradições católicas ainda são consideradas importantes para quem quer usar o escapulário como um símbolo de fé, devoção e proteção contra o fogo do inferno.

Vamos falar um pouco sobre isso!

3 Coisas que você não sabia sobre os escapulários

Muitos católicos conhecem as tradições relacionadas ao escapulário, mas seria um exagero dizer que todos sabem.

O número diminui muito quando estamos falando de cristãos de outras denominações e pessoas de outras religiões, então, aí vai uma lista de coisas que você não sabia sobre os escapulários:

Livramento Inferno e do Purgatório

Entre as tradições mais conhecidas relacionadas ao uso do escapulário estão as crenças de que aquele que morrer com um escapulário ao redor do pescoço, será liberto do inferno e que, se por acaso, sua alma for para o purgatório, ela sairá de lá no primeiro sábado após a sua morte.

O Escapulário precisa ser Ganhado

Para quem segue a fé católica, não basta comprar um escapulário e colocar no pescoço, ele precisa ser ganhado, preferencialmente por um membro da igreja (pelo padre, por exemplo), mas se isso não ocorrer, pode ser um presente de qualquer pessoa.

O Escapulário precisa ser Benzido

Para que o escapulário possa validar o livramento prometido por Nossa Senhora do Carmo, ele precisa ser benzido por um sacerdote da Igreja Católica. Porém, vale fazer uma citação: apenas o primeiro escapulário usado por um fiel precisa receber a benção de um sacerdote.

Caso ele perca ou troque de escapulário, a benção imposta sobre o primeiro é válida para os sequentes.

“Escapulário da Novela”

O escapulário tem aparecido com cada vez mais frequência em novelas globais e sendo usado, na vida real, por seus atores (o que faz com que o escapulário fique cada vez mais evidente no cenário da moda).

Entra ano, sai ano, e uma busca que não pára de aumentar é pelo tal “Escapulário da Novela”.

Claro, começou novela, terminou novela e a cada vez que esse termo é pesquisado no Google, fala-se de uma novela diferente (ou, mais especificamente, de uma personagem diferente), mas o fato é que os modelos são cada vez mais bonitos e ganham muita evidência quando aparecem nas telinhas, o que faz com que a busca pelo “termo”, só aumente.

Em 2017, Ritinha, protagonista da novela “A Força do Querer”, interpretada por Ísis Valverde, brilhou absoluta com um escapulário de conchas, que acabou reforçando outra tendência: a do “Sereismo”.

O mais interessante é que, na verdade, o escapulário já pertencia à Ísis Valverde, que decidiu que iria usá-lo em cena e acabou ganhando um modelo novo para essa finalidade.

Ísis fica lindíssima com seu escapulário, mas não é a única famosa adepta.

Escapulários dos Famosos

Como dissemos no início desta matéria, o escapulário está na moda.

Mas… o que seria “estar na moda”?

O fato é que muita gente (católica ou não), que não usava o escapulário há algum tempo atrás (mesmo já conhecendo seu sentido religioso), hoje em dia usa, abrindo mão, inclusive, de colares e gargantilhas tradicionalmente usados no cotidiano.

Camille Belle, Fernanda Lima, Giovanna Ewbank, Klebber, Du Moscovis e Caio Castro são apenas algumas das celebridades que já aderiram aos escapulários e como pode-se ver abaixo, eis aí uma das jóias mais democráticas do mundo:

Os escapulários masculinos são frequentemente utilizados por homens de todas as idades (e religiões), inclusive daqueles que não gostam de acessórios de moda, como pulseiras, anéis e brincos, por exemplo.

Vale lembrar que a origem do escapulário é masculina – embora tenha sido oferecido por uma mulher, foi utilizado primariamente por homens.

Isso ajuda a quebrar qualquer tipo de preconceito em relação ao uso do escapulário como acessório e o torna um dos melhores presentes no dia dos pais ou dos namorados, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + três =