A Moda dos Brincos | 7 Curiosidades

Para muitos, os brincos são apenas acessórios femininos, básicos, usados desde o nascimento, que servem para enfeitar a mulher e deixá-la mais bonita no seu dia a dia e em diversas ocasiões, mas acredite: Existem muitas polêmicas envolvidas no assunto e várias histórias, consideradas, no mínimo, curiosas.

Aí vão algumas:

Brincos em Bebês não são comuns em todos os países

Brincos Infantis

Considerados jóias inocentes para a maioria das mulheres brasileiras e inclusive, utilizados desde o nascimento na maioria dos bebês do sexo feminino, os brincos não são tão comuns quanto se imagina em outros lugares do mundo e muitos países chegam a abominar o uso de brincos em crianças.

Se você imagina que estamos falando de países distantes e com culturas completamente diferentes da nossa, aí vem mais uma surpresa:

Estamos falando de diversos países, como a Suécia, a Dinamarca, o Japão e diversas regiões dos Estados Unidos, onde os brincos são considerados acessórios para adultos e quando uma mãe fura a orelha do bebê pode ser muito discriminada e até ofendida por isso.

Os brincos infantis são, de fato, uma parte da cultura brasileira e, expandindo um pouquinho mais, da América do Sul, mas não é um acessório globalizado.

Falando nisso, vale à pena desmistificar uma história aqui:

Segundo o pediatra Nivaldo Serena Jr, em entrevista concedida à Tribuna do Norte, é uma grande mentira dizer que é “melhor furar a orelha da criança enquanto bebê, pois a orelha é mais molinha e dói menos”.

O fato é que dói do mesmo jeito em um bebê ou em um adulto.

O que muda de uma situação para a outra é que o bebê não sabe que será furado e por isso, não enfrenta a tensão ou o medo da dor.

Brincos masculinos não são coisa dos tempos atuais

Brincos Masculinos até hoje estão na moda, mas diferente do que muitos pensam, não são nenhuma novidade.

Há quem pense que os brincos masculinos surgiram nos anos 90 ou na época dos punks, mas a verdade é que os brincos masculinos são tão antigos (ou mais) do que os modelos femininos.

O uso de brincos entre os homens era comum na Pérsia e na Grécia Antiga e isso comumente é notado em pinturas relacionadas à Antiguidade. Já reparou?

Os brincos não eram acessórios de moda

Os brincos apareceram como itens de moda em 1590, no Renascimento Inglês, usados por homens da política e cortesãos.

Brincos de Marinheiros e Piratas| Pagamento por um enterro justo

Pirata Barba Negra com Brincos de Argola
Pirata Barba Negra com Brincos de Argola

Os brincos eram muito simbólicos entre os marinheiros e piratas e quando um deles possuía um brinco na orelha, aquilo significava que ele já havia dado a volta ao mundo ou já havia atravessado o Equador.

Além disso, os brincos de ouro dos marinheiros serviam como pagamento por um enterro justo a quem encontrasse seus corpos naufragados na praia, caso morressem no mar.

O costume remontava a história da Grécia Antiga, onde o ouro pagava o um barqueiro para atravessar o corpo através do Rio Estige para o Hades (conhecido como Reino dos Mortos).

Já foi proibido usar brincos

No século XIX, começaram a surgir algumas proibições quanto ao uso de brincos e foi no em Meiji, no Japão, onde os homens foram proibidos de utilizá-los pela primeira vez.

Brincos com Significado Cultural e Religioso

Além dos brincos da moda, usados no dia a dia de mulheres de todas as idades ao redor do mundo, alguns países também têm os brincos como símbolos representativos religiosos ou culturais.

Índia, Nepal, Sri Lanka e Laos são alguns países que carregam muitas tradições relacionadas ao uso de brincos (e piercings, em alguns casos).

A Moda dos Brincos nas últimas décadas

Pouca gente sabe, mas os brincos já foram um sinal de rebeldia, anarquia e afrontamento à sociedade.

Foi nos anos 60 que os brincos apareceram de uma forma mais global, principalmente entre hippies e gays.

Na época, a maioria dos brincos era feita em casa, de forma artesanal e sem nenhum tipo de vigilância em relação à saúde. As perfurações aconteciam em festas onde estudantes perfuravam uns aos outros.

O filme Grease, retrata uma dessas festas onde Sandy tem as orelhas perfuradas pelos seus amigos.

Punks dos anos 70 usando brincos

Nos anos 70, os brincos e piercings ganharam notoriedade entre os punks e nos anos 80, caíram no gosto dos homens do mundo da música, punk, rock e pop, lançando-os como um acessório descolado e irreverente, não mais ligado à rebeldia dos anos 60 e 70.

Nos anos 90, eles se tornaram algo comum no mundo todo, embora em alguns países, como a Índia, sejam muito mais do que simples acessórios da moda e, conforme falamos a pouco, em muitos lugares do mundo, não sejam aceitos em crianças, por exemplo.

Nos anos 2000, novos métodos para a fabricação dos brincos foram surgindo, novos materiais foram sendo aplicados, como o aço cirúrgico, o ouro rosê e o ródio, por exemplo.

Novas formas de perfuração (muito mais seguras e higiênicas) passaram a ser utilizadas e as tendências passaram a se renovar em espaços de tempo cada vez mais curtos.

A cada ano que passa, mais novidades são lançadas e nós adoramos acompanhar essas tendências e fazer novas apostas no nosso portfólio fantástico de jóias e semijoias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =